Autor: Carlos Drummond de Andrade
Lançamento: 1998
Páginas : 271
Gênero- Categoria: Poesia Brasileira
Sinopse: Ao organizar este volume, o autor não teve em mira, propriamente, selecionar poemas pela qualidade, nem pelas fases que acaso se observem em sua carreira poética. Cuidou antes de localizar, na obra publicada, certas características, preocupações e tendências que a condicionam ou definem em conjunto. A Antologia lhe pareceu assim mais vertebrada e, por outro lado, espelho mais fiel. Escolhidos e agrupados os poemas sob esse critério, resultou na Antologia que não segue a divisão por livros nem obedece a cronologia rigorosa. O texto foi distribuído em nove seções, cada uma contendo material extraído de diferente obras, e disposto segundo um ordem interna.
Opinião do Bananas: Gosto muito de Drummond mas essa Antologia não foi totalmente do meu agrado. Esse livro é como um caminho através da vida do autor, sua família, seus amigos, seus amores, sua cidade natal e a evolução de sua escrita e nisso nem todos os textos são bem escritos ou significam alguma coisa, e em certas passagens parece até um monologo sobre sua vida meio parada.
” Amou. E ama. E amará.
Só não quer que seu amor seja uma prisão de dois,
um contrato, entre bocejos
e quatros pés de chinelos”.
Tive sim algum prazer nessa leitura mas a maioria do entretenimento para mim foi a partir da página 196 com título Tentativa de Exploração e de Interpretação do Estar-no- Mundo. Ainda assim recomendo a leitura pois é uma boa forma de entender poesia com tudo que lhe envolve e assimilar a diferença na escrita de Drummond.