Título Original: The Pianist
Lançamento: 2002
Diretor: Roman Polanski
Gênero: Drama/ Fatos Reais/ Guerra
Sinopse: O pianista polonês Wladyslaw Szpilman interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe. Via: Adoro Cinema
Trailer:
Opinião do Bananas: Faz um bom tempo que deveria ter trazido essa adaptação para o Bananas, mas existem filmes/ história que são difíceis de serem contadas por sua complexidade e/ou profundidade, e por ser uma história real ainda há aquele sentimento de que ‘esta não é minha história para ser contada mas deve ser contada’.
O Pianista dirigido pelo absoluto Roman Polanski, trouxe a adaptação cinematográfica do livro homônimo escrito por nosso personagem principal Wladislaw Szpilman, que vai contar sua jornada em meio ao caos e o medo do inicio da Segunda Guerra e a Invasão da Polônia, não é segredo que essa produção recebeu 3 Oscars, 2 Baftas (premiação Inglesa), 6 Césars (premiação Francesa) e a Palma de Ouro (prêmio do festival de Cannes).
Não podemos deixar de observar que o que salva a vida do Sr. Szpilman foi a junção de duas coisas, a humanidade de Hosenfeld e a música, sua vontade de voltar a tocar, fazer o que tanto ama, de se perder nas notas musicais. E sabemos hoje o poder imenso que a música têm, a música nos ajuda a manter o equilíbrio do nosso corpo e mente, nos ajudar a encontrar uma solução no meio da névoa, impedir que uma dor física aumente, e refrear a depressão.