Autor: Ailton Krenak
Lançamento: 2020
Páginas : 22
Editora: Companhia das Letras
Gênero- Categoria: Não Ficção/Entrevista
Sinopse: Há vários séculos que os povos indígenas do Brasil enfrentam bravamente ameaças que podem levá-los à aniquilação total e, diante de condições extremamente adversas, reinventam seu cotidiano e suas comunidades. Quando a pandemia da Covid-19 obriga o mundo a reconsiderar seu estilo de vida, o pensamento de Ailton Krenak emerge com lucidez e pertinência ainda mais impactantes. Em páginas de impressionante força e beleza, Krenak questiona a ideia de “volta à normalidade”, uma “normalidade” em que a humanidade quer se divorciar da natureza, devastar o planeta e cavar um fosso gigantesco de desigualdade entre povos e sociedades. Depois da terrível experiência pela qual o mundo está passando, será preciso trabalhar para que haja mudanças profundas e significativas no modo como vivemos.
Opinião Do Bananas: Finalizando a primeira leitura de 2021 com o assunto que mais influenciou o ano que passou, a Covid-19 e o que isso trás de mudanças ao cotidiano.
Krenak aponta que se voltarmos a normalidade todos os esforços terão sido em vão, que a pandemia foi um chamado da natureza para revermos nossas ações.
Esse livro foi elaborado a partir de 3 entrevistas realizadas no mês de Abril/2020.
A verdade é que nosso mundo precisava parar, mas ninguém quis assim a natureza decidiu tomar as rédeas e nos obrigou a parar.
“Esse vírus está descriminando a humanidade. Basta olhar em volta. A natureza segue.”
Um comentário em “O amanhã não está à venda -Ailton Krenak”