Autor: J. R. R. Tolkien
Lançamento: primeira publicação em 1995.
Páginas : 297
Título Original: The Hobbit
Tradução: Lenita Maria Rímoli Esteves
Gênero- Categoria: Literatura Inglesa/Ficção
Editora: WMF Martin Fontes
Sinopse: Os hobbits são seres muito pequenos, menores do que os anões. São de boa paz, sua única ambição é uma boa terra lavrada e só gostam de lidar com ferramentas manuais. Este livro tem como personagem central o hobbit Bilbo Bolseiro. Ele vive muito tranquilo até que o mago Gandalf e uma companhia de anões o levam numa expedição para resgatar um tesouro guardado por Smaug, um dragão enorme e perigoso.
Opinião do Bananas: Posso dizer com certeza que os filmes foram uma ótima tradução do livro, pois há muitas similaridades e foram removidos apenas partes pequenas que não fazem muita diferença para a produção cinematográfica.
Sobre a Capa: Como ilustrado acima, minha edição é essa verde e azul, 20 cm e meio de altura e 13 cm de largura (coloquei as medições apenas para ilustrar como a edição é menor que o padrão).
Ao longo do livro têm várias ilustrações feitas pelo próprio autor que ajuda-nos a imaginar melhor esse universo.
Sobre a história: Antes de lê-lo ouvi comentários de que seria uma leitura arrastada pela descrição extensa dos locais, das tocas, das famílias mas sinceramente não achei tais alegações reais (mas também depende do gosto pra leitura de cada um).
Ao ler O Hobbit deve ter em mente que originalmente foi escrito com uma livro infantil, um livro infantil muito relevante, mas ainda assim um livro infanto juvenil.
Li O Hobbit bem rápido, amei a história assim como amo os filmes.
Não tenho muita coisa a dizer além de que é um livro muito bom que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida, pois Tolkien criou um universo inteiro com idiomas (com regras de escrita e fala), mapas (com reais conceitos de cartografia), criou povos, culturas, estilos tanto detalhes que fizeram Tolkien um autor lendário.
05 bananinhas