Título Original: Turtles All The Way Down
Autora: John Green
Lançamento: 2017
Tradução: Ana Rodrigues
Páginas: 272
Gênero: Ficção Americana/ Transtorno Obsessivo Compulsivo/Young Adult
Editora: Instrínseca
Sinopse: A história acompanha a jornada de Aza Holmes, uma menina de 16 anos que sai em busca de um bilionário misteriosamente desaparecido – quem encontrá-lo receberá uma polpuda recompensa em dinheiro – enquanto tenta lidar com o próprio transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Repleto de referências da vida do autor – entre elas, a tão marcada paixão pela cultura pop e o TOC, distúrbio mental que o afeta desde a infância –, “Tartarugas Até Lá Embaixo” tem tudo o que fez de John Green um dos mais queridos autores contemporâneos. Um livro incrível, recheado de frases sublinháveis, que fala de amizades duradouras e reencontros inesperados, fan-fics de Star Wars e – por que não? – peculiares répteis neozelandeses.
Opinião do Bananas: Meu Deus! Como começar a falar sobre este livro?!?!?! Ok, primeiro a capa. Como a maioria das capas da Editora Intrínseca essa não deixa a desejar, simples e que se encaixa na história.
A história é maravilhosa e transmite tudo com uma realidade impressionante, a leitura é rápida o livro tem capítulos curtos.
A personagem principal mostra como é tentar viver uma vida normal e ainda batalhar constantemente com a própria mente que lhe força a ter comportamentos e pensamentos ansiosos e excessivos.
Gostei da descrição de tudo que se passa na mente de Aza e como ela analisa os acontecimentos a sua volta enquanto a confusão em sua mente se instala.
A forma como o autor descreve a ação que a medicação causa em Aza é incrivelmente detalhada, você sente a aflição da personagem em suas batalhas internas.
O autor ao final do livro junto de seus agradecimentos nos conta que também teve problemas com sua saúde mental, e agradece aos seus profissionais da saúde que o ajudaram a passar por isso, e finaliza dizendo:
“Pode ser um caminho longo e difícil, mas os transtornos mentais são tratáveis. Há esperança, mesmo que seu cérebro lhe diga que não.”
Em um vídeo postado no Canal da Editora Intrínseca o autor menciona que tem Transtorno Obsessivo Compulsivo. Segue Vídeo:
O livro é cheio de ótimas frases como:
“A beleza é uma questão de atenção.”
“Você dá poder demais aos seus pensamentos, são apenas pensamentos. Eles não são você. Você pertence a si mesma.”
Em minha opinião é o melhor livro que li até hoje do John Green, tendo em vista que li apenas 2 creio que não seja uma opinião tão válida assim.
05 bananinhas.