Título Original: The Particular Sadness of Lemon Cake
Autora: Aimee Bender
Lançamento: 2013
Tradução: Paulo Polzonoff
Páginas: 301
Gênero: Romance.
Editora: Leya
Sinopse: O que você faria se pudesse sentir o gosto das emoções? Rose Edelstein é uma menina que descobriu ter um talento incomum: ela sente o sabor das emoções das pessoas que preparam aquilo que come. E tudo começou semanas antes de seu aniversário quando, depois de uma briga com seu pai, sua mãe resolveu fazer um delicioso bolo de limão. Imagine o que você faria se seu paladar pudesse decifrar o gosto das emoções? É com isso que Rose tem de conviver daqui para frente. Com apenas nove anos, a curiosa menina sabe o que cada um sente secretamente e percebe que nunca mais comerá seus pratos preferidos do mesmo jeito. E o que ela pode fazer para lidar com isso?
Opinião do Bananas: No início achei que seria uma leitura maravilhosa devido a sinopse, então já tinha expectativas altíssimas.
Daí veio a decepção.
A leitura é arrastada, pensei em desistir por várias vezes mas por insistência continuei com esperanças de que melhoraria, e sim em parte melhora um pouco já quase chegando ao fim do livro e quando você acha que vai ter alguma emoção, uma explicação ou qualquer coisa que seja a história volta a murchar e decepcionar. Não sei se a culpa foi em parte minha de ter uma expectativa tão alta, mas o romance descreve toda a infância da personagem onde não há tanta emoção, deixando a habilidade que ela tem quase sem menção por grande parte do livro e finaliza sem respostas, e nem um final em aberto pra você imaginar possibilidades, você acaba completamente no escuro.
A leitura é cansativa, com momentos totalmente desnecessários, é o tipo de livro que te deixa exausto e aliviado por ter terminado.
Talvez a intenção desse livro é deixar o leitor realmente sentindo angústia e frustração pela falta de respostas exatamente como a personagem principal que também não adquire as respostas que deseja.
03 bananinhas
Um comentário em “A peculiar tristeza guardada num bolo de limão – Aimee Bender”