Delírio
Título Original: Delirium
Autora: Lauren Oliver
Lançamento: 2012
Tradução: Rita Sussekind
Páginas: 336
Gênero: Romance Americano, Distopia, Ficção Americana
Editora: Intrínseca
Sinopse: Muito tempo atrás, não se sabia que o amor é a pior de todas as doenças. Uma vez instalado na corrente sanguínea, não há como contê-lo. Agora a realidade é outra. A ciência já é capaz de erradicá-lo, e o governo obriga que todos os cidadãos sejam curados ao completar dezoito anos. Lena Haloway está entre os jovens que esperam ansiosamente esse dia. Viver sem a doença é viver sem dor: sem arrebatamento, sem euforia, com tranquilidade e segurança. Depois de curada, ela será encaminhada pelo governo para uma faculdade e um marido lhe será designado. Ela nunca mais precisará se preocupar com o passado que assombra sua família. Lena tem plena confiança de que as imposições das autoridades, como a intervenção cirúrgica, o toque de recolher e as patrulhas-surpresa pela cidade, existem para proteger as pessoas. Faltando apenas algumas semanas para o tratamento, porém, o impensado acontece: Lena se apaixona. Os sintomas são bastante conhecidos, não há como se enganar — mas, depois de experimentá-los, ela ainda escolheria a cura?
Pandemônio
LIVRO 2
Título Original: Pandemonium
Autora: Lauren Oliver
Lançamento: 2013
Tradução: Regiane Winarski
Páginas: 304
Gênero: Romance Americano, Distopia, Ficção Americana
Editora: Intrínseca
Sinopse: Duas realidades, duas Lenas, diferentes ameaças. Antes e agora. Dividida entre o passado — Alex, a luta pela sobrevivência na Selva — e o presente, no qual crescem as sementes de uma violenta revolução, Lena terá que lutar contra um sistema cada vez mais repressor, sem, porém, se transformar em um zumbi: modo como os Inválidos se referem aos curados. Não importa o quanto o governo tema as emoções: pouco a pouco a sociedade se incendeia pelas faíscas da revolta, vindas de todos os lugares… inclusive de dentro.
LIVRO 3
Título Original: Requiem
Autora: Lauren Oliver
Lançamento: 2014
Tradução: Regiane Winarski
Páginas: 304
Gênero: Romance Americano, Distopia, Ficção Americana
Editora: Intrínseca
Sinopse: No desfecho surpreendente e eletrizante da série Delírio, não se pode mais ignorar a revolução: ela tomou o país, suas cidades e sua população. Os Inválidos crescem a cada dia, e o conflito final se aproxima. Lena agora está do lado deles, mas não são apenas os ataques dos reguladores que ela precisa enfrentar. O retorno de Alex, que ela pensou que estivesse morto, e o reencontro com Hana, que foi pareada com o futuro prefeito e leva uma vida confortável, tumultuam ainda mais seus pensamentos. Em Réquiem, Lauren Oliver mostra que a revolução é um caminho sem volta, assim como a liberdade.
Opinião do Bananas: Aqui temos uma sociedade que considera o Amor uma doença e quando completa-se 18 anos você passa por uma ‘intervenção’, procedimento este que lhe fornece uma cura para o amor, depois disso sua vida é completamente montada , é determinado com quem vais casar, onde é e o que você vai estudar, se vai ou não trabalhar e onde.
Ouvi e li muito sobre essa trilogia, tanto coisas boas quanto ruins quem gosta, ama e quem não gosta odeia, sem meio termo.
Eu particularmente gostei de toda a história, porém confesso que alguns momentos senti que faltava algo na trama.
O 1º livro tem uma leitura rápida, com uma boa apresentação dos personagens.
O 2º livro já é um tanto arrastado, talvez devido os capítulos serem divididos em “antes” e “agora” intercalando entre cenas do passado e cenas atuais devido o “agora” se passar um tempo após o ocorrido no primeiro livro.
O 3º livro considero um dos mais chatos, nesses os capítulos são separados entre Hana (melhor amiga de Lena) e da Lena, mostrando as diferenças entre a vida das duas.
Considero que ambos as personagens amadureceram muito ao longo da história.
Algumas opiniões que li foram referentes ao final de Réquiem, mencionando ter ficado sem sentido e sem respostas, porém gostei muito do final por que apesar de não ser definitivo, um feliz para sempre, mostra o início de uma grande revolução, ou seja, o feliz para sempre vai demorar a acontecer mas sabemos que tudo esta encaminhado para boa conclusão e sim no final ela fica com o Alex.
“Eu amo você. Lembre-se. Eles não podem tirar isso de nós”
Sobre as capas… Edições metálicas, ficam lindas na estante, belos detalhes na fonte da capa, o ponto negativo é que são ruins para tirar foto por causa do brilho e reflexo e ainda mancham e perdem a cor logo, ficando com a aparência velha e gasta.
Outras Edições:
As mais feias: (Não suporto capa com foto de modelos, tanto de rosto quanto de corpo inteiro. Fica parecendo uma fotografia comum e por vezes mal montada).As capas metálicas tem um rosto a mostra mas há uma arte por cima e outros detalhes que eliminam esse visual de fotografia comum.
Um detalhe adicional:
Seriado Delirium
A HULU (um site de vídeo sob demanda) tipo uma mistura de Netflix com Youtube, realizou um projeto para a serie, elaborando um episódio piloto que por sua vez não foi comprado ou seja, a serie foi cancelada no primeiro episódio. O episódio tem 43 minutos e acredito não estar disponível oficialmente.
Essa tentativa frustrada datou se em 2013, escrita por Karyn Usher e dirigido por Rodrigo Garcia.
Eu assisti a esse episódio e detestei..
A escolha de atores foi razoável, porém para o ator que interpretaria Alex acredito que existam melhores escolhas.
Eu detestei por tentarem encaixar informação demais no episódio e o pior erro de todos: ELE ALTERARAM O CONTEXTO. Odeio quando fazem isso, mudam a história, mudam falas, personagens e tudo fica tão diferente que acaba não encaixando direito. Eles tentaram avançar muito na história, ficou meio sem nexo. A colocação dos personagens ficou diferente. Nossa, sério. Ainda bem que não foi aprovada por que seria uma decepção para os fãs da trilogia.
Segue trailer. Sim a Emma Roberts está no elenco.
03 bananinhas somente por causa da trilogia, a serie foi um desastre…
Um comentário em “Trilogia: Delírio, Pandemônio e Réquiem – Lauren Oliver”